Proposta Pedagógica

Curso de Mestrado

O projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo aluno matriculado no programa deve estar alinhado em uma ou mais linhas de pesquisa do programa, estimulando a concatenação de uma formação interdisciplinar na área de Meio Ambiente. Um dos mecanismos para a consecução desta proposta é o oferecimento do conteúdo das três disciplinas obrigatórias: Análise Ambiental Integrada, Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar e Seminários Integradores Gerais.

Nestas disciplinas o objetivo é iniciar a formação teórica e prática do aluno baseando-se na Teoria da Complexidade e prepará-lo para o trabalho sob abordagem interdisciplinar na área ambiental, fornecendo subsídios para a expansão de sua visão acadêmica. Para tanto, estas disciplinas são oferecidas conjuntamente por pelo menos três docentes (um de cada linha de pesquisa), que atuam simultaneamente em sala de aula, gerando a oportunidade de apresentação de problemas e debates com as perspectivas de cada linha do programa, com o benefício adicional de reforçar a interdisciplinaridade do corpo docente.

A grade curricular conta também com disciplinas eletivas que oferecidas regularmente, mais específicas para as linhas de pesquisa, das quais o(a) discente deve cursar pelo menos 8 créditos. Consta na grade também a disciplina de “Tópicos Especias em Análise Ambiental Integrada”, que servirá para acomodar temas de interesse excepcional por parte do programa ou para que eventuais docentes visitantes possam ministrar disciplinas.

Em todas as disciplinas os docentes são estimulados a adotar estratégia pedagógica o Aprendizado Baseado na Resolução de Problemas (Problem Based Learning – PBL), em que os conteúdos são repassados por meio do estudo de casos reais e o desenvolvimento da disciplina segue o ritmo e campos de interesse de aprendizagem dos alunos. Além disso, são propostos temas/cenários ambientais mais específicos para serem abordados nos exemplos e exercícios de todas as disciplinas oferecidas em um mesmo ano, de modo que o aluno tenha a oportunidade de entrar em contato com diferentes visões sobre o mesmo problema, auxiliando-o a expandir sua compreensão sobre a área de Meio Ambiente.

Além das disciplinas, os alunos devem integralizar seus créditos com atividades complementares. Nesta categoria são aceitos estudos dirigidos, monitorias em disciplinas na graduação, orientação/co-orientação de iniciação científica, participação/organização de eventos científicos, produção intelectual (resumos, trabalhos completos em eventos, resenhas, capítulos de livros, livros etc.), entre outros tipos. Essas atividades estão disciplinadas pelos instrumentos legais da CEPG e de acordo com as regras da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.


Integralização de Créditos

O(A) discente deve cumprir um total de 60 créditos, sendo 23 créditos associados às disciplinas (15 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em eletivas), 2 créditos em atividades complementares e 35 créditos relativos às atividades de pesquisa e defesa da dissertação. O número de créditos em disciplinas de outros programas não poderá exceder 30% do total de créditos previstos para serem cumpridos em disciplinas.