Livros do PPGAAI
Docentes e discentes do PPGAAI são autores(as) de livros acadêmicos derivados de seus projetos de pesquisa ou de outras atividades específicas. Os livros do PPGAAI são produzidos junto a editoras acadêmicas estabelecidas e depositados no Repositório Institucional da Unifesp, de forma a garantir qualidade editorial adequada às exigências avaliativas, bem como acesso aberto permanente (clique sobre a capa).
Análise Ambiental Integrada em Contextos de Pandemia: o velho e o novo normal - Aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da Covid-19
O livro foi organizado pelos docentes da disciplina obrigatória de Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar (primeiro semestre de 2022), tendo os discentes como co-autores dos capítulos.
1. Experiências e desafios da Educação Ambiental no contexto escolar durante a pandemia de Covid-19.
2. O impacto ambiental durante a pandemia da Covid-19: relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social no Brasil.
3. A produção acadêmica e a importância da divulgação científica na pandemia de Covid-19 no Brasil.
Turismo de Voluntariado: contradições e dilemas
Este livro tem como origem algumas reflexões e questionamentos das autoras, os quais puderam ser destrinchados em uma dissertação de mestrado defendida por Flávia Silveira Lenci no PPGAAI. A dissertação foi orientada por Andrea Rabinovici, docente e pesquisadora envolvida com temáticas que relacionam turismo, meio ambiente e comunidades locais. No diálogo entre as duas e, com base em suas respectivas experiências, este livro foi escrito. Flávia trouxe sua bagagem pessoal anterior ao mestrado de atuação por dois anos seguidos (2016 e 2017) em atividades de cunho voluntário propostas pelo Núcleo de Apoio às Populações Ribeirinhas da Amazônia (NAPRA), uma Organização Não Governamental (ONG) atuante com as temáticas de saúde, educação e geração de renda. Andrea e Flávia se propuseram a pesquisar o tema de turismo de voluntariado trazendo dados e novos olhares e questões para embasar a escrita da dissertação.
Análise Ambiental Integrada em Contextos de Pandemia
As transformações sociais causadas pela industrialização e aceleradas pelos avanços científicos e tecnológicos trouxeram consequências socioambientais de grande impacto e de difícil resolução pela complexidade que comportam, pressionando para o fim de abordagens disciplinares fragmentadas. No entanto, para que tal mudança alcançasse efetividade e contribuísse de fato para a resolução de problemas socioambientais, foi imprescindível que uma transformação começasse a acontecer no ensino e pesquisa na área ambiental, possibilitando a adoção de propostas metodológicas interdisciplinares e transdisciplinares. E é neste contexto que a disciplina Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar (MPI), do programa de Pós-Graduação Análise Ambiental Integrada, se insere, tendo por objetivo conduzir com os pós-graduandos uma reflexão a respeito das diferentes ferramentas metodológicas utilizadas em pesquisas de caráter quantitativo e qualitativo e que permitem, mediante abordagens interdisciplinares, diagnosticar e propor soluções para problemas socioambientais. Dentro dessa perspectiva, a proposta aqui apresentada fez parte da edição 2020 da referida disciplina e teve como marco temporal a pandemia de COVID-19.
Princípios e Práticas de Educação Ambiental
O Curso de Princípios e Práticas de Educação Ambiental, oferecido pelos docentes Andrea Rabinovici e Zysman Neiman, com colaboração de Maurício Talebi, dentro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, teve formato inédito, motivado a partir da vivência da Pandemia de Coronavírus (Covid-19), suas limitações e potencialidades. A disciplina, comumente presencial, teórica e prática, desta vez, em 2021, foi realizada quase que exclusivamente de forma remota e on-line e, os docentes resolveram inovar, convidando personalidades importantes, protagonistas da Educação Ambiental.
A presente obra é somente uma contribuição de síntese, de tudo que se avançou (ou não) na Educação Ambiental até o presente momento, incluído aqui o período de “dormência” vivenciado no Brasil, tanto pelas questões sanitárias da pandemia, quando pelos retrocessos políticos na pauta socioambiental e educacional. A intenção é reunir no livro um apanhado das concepções teóricas e das práticas da Educação
Ambiental brasileira, para que, ao olhar para o passado e constatar como chegamos e esse nosso presente, encontremos caminhos sobre como podemos construir nosso (novo?) futuro.
Avaliação de Impacto em Saúde (AIS): Estudos de Casos Série 2
Esta publicação contém estudos em diferentes áreas do conhecimento, com aplicações práticas e discussões sobre os impactos, ao setor saúde, das frentes temáticas estudadas. A publicação está dividida em 14 capítulos nos quais se encontram, de forma independente, uma aplicação da AIS, abrangendo as fases de triagem, escopo, confecção da rede de impactos, avaliação, stakeholders e recomendações.
Avaliação de Impacto em Saúde (AIS): Estudos de Casos - Série 1
A Avaliação de Impacto em Saúde (AIS) tem sido conduzida no Brasil há pouco tempo por iniciativa do Ministério da Saúde do Brasil. A Unifesp, por meio do Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental (LESPA), tem sido um dos polos desenvolvedores e disseminadores desta metodologia. Uma das maneiras é realizada por meio da capacitação de profissionais ministrando o curso de pós-graduação Avaliação de Impacto em Saúde. Essa disciplina é ofertada a cada dois anos, tendo sido ministrada nas duas últimas versões juntamente com a Drª. Karina Camasmie Abe, onde alunos de diferentes áreas de formação e pesquisa tem como trabalho final, a elaboração de ensaios de AIS dentro de suas respectivas áreas de pesquisa. A compilação desses trabalhos frutos da disciplina oferecida em 2018 resulta neste Volume II do livro “Avaliação de Impacto em Saúde (AIS) – Coletânea de Casos no Brasil – onde novos casos foram abordados por esses talentosos profissionais. Muito importante para o sucesso da disciplina são as palestras que contextualizam a AIS no contexto brasileiro e ilustram a experiência das aplicações nas diversas áreas. Nesse sentido, agradeço a participação do MSc. José Braz Padilha (Ministério da Saúde do Brasil) com sua generosidade em vir a São Paulo compartilhar sua histórico e experiência de AIS com o grupo. Pudemos contar com as experiências da primeira edição do livro de AIS da Elizabeth Zamerul Ally, Luciana Ferreira Leite Leirião, Adilson Pereira Marques e Tuany Silva Pereira, quem gentilmente apresentaram seus capítulos com suas produções e incentivaram o grupo a seguir o mesmo desafio na produção deste livro.
ICP-MS Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado
O propósito desta obra foi proporcionar um texto simples e objetivo para introduzir a técnica de espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) para alunos de graduação. A intenção foi criar um material objetivo e acessível, que possa servir como introdução ao tema. Para isso, contamos com a participação de alunos de graduação e pós-graduação na redação e elaboração desta obra, com o objetivo de tornar a linguagem mais próxima ao público-alvo. A técnica de ICP – MS tem sido utilizada em diversas áreas, como a química, biologia e geologia, por exemplo. Ela permite a identificação e quantificação de elementos químicos presentes em amostras. No entanto, essa técnica pode parecer complexa para iniciantes, com muitos termos e conceitos específicos. Por isso, o objetivo deste material é apresentar de forma concisa os principais fundamentos que permitem um estudante de graduação compreender o funcionamento do equipamento e se interessar em aprender esse assunto.