Estrutura e Proposta do Programa
O PPGAAI estrutura-se na área de concentração em Análise Ambiental Integrada, que objetiva desenvolver questões, diagnosticar problemas e propor soluções sobre contextos ambientais aplicando abordagens interdisciplinares. Para tanto, são consideradas as causas e efeitos sinérgicos, aditivos e cumulativos dos impactos ambientais ocasionados pelo conjunto dos processos naturais e/ou decorrente das atividades humanas em operação e/ou em planejamento, principalmente no contexto espacial de bacias hidrográficas.
Essa área de concentração se desenvolve por meio das linhas de pesquisas em Dimensões das Sustentabilidade e Padrões e Processos Ambientais, dos projetos de pesquisa do programa e das diversificadas disciplinas direcionadas à formação de pesquisadores com habilidades e competências para articular o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sob uma perspectiva interdisciplinar.
Perspectiva Interdisciplinar do PPGAAI
A interdisciplinaridade é um conceito central na formação do PPGAAI e no seu desenvolvimento, entendendo-o numa perspectiva que ultrapassa a mera colaboração entre disciplinas (multidisciplinaridade) para uma integração entre conhecimentos e saberes na abordagem do real complexo (Morin, 2015). Portanto, a interdisciplinaridade ambiental constitui-se “como a construção de um novo objeto científico a partir da colaboração de diversas disciplinas, e não só como o tratamento comum de uma temática” (Leff, 2011).
O PPGAAI conta com os seguintes mecanismos de estímulo ao exercício interdisciplinar:
. Oferecimento de disciplinas obrigatórias integradoras de conhecimento, nas quais docentes de áreas distintas atuam simultaneamente na sala de aula para abordagem de temas relevantes na formação de discentes e discussões de estudos de caso.
. Possibilidade de orientação dupla e tripla (comitê de orientação). Os orientadores tem responsabilidade e envolvimento equânimes, estimulando o(a) discente a abordar e integrar diferentes perspectivas na análise de um problema ao longo de seu projeto.
. Adoção da problematização (Problem Based Learning - PBL) em disciplinas como estratégia pedagógica para formação de discentes.
. Formação intelectual com base na Teoria da Complexidade, estimulando a análise do ambiente e suas questões de forma abrangente e integrada.
Perfil de Discentes no PPGAAI
Reconhece-se a importância de equipes multidisciplinares na construção de soluções para os problemas ambientais. Entretanto, a articulação efetiva de especialistas de tais equipes depende de pessoas com visão interdisciplinar e que seja capaz de promover a interação, integração e diálogo entre as disciplinas específicas.
O PPGAAI propõe-se a formar pesquisadores que tenham habilidades e competências para articular o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e saberes sob uma perspectiva interdisciplinar aplicada às questões ambientais, capazes de gerar novos conhecimentos relacionados com o desenvolvimento de políticas públicas, metodologias e tecnologias sustentáveis mitigadoras de impactos ambientais.
O profissional egresso do programa deverá ser capaz de:
. Formular perguntas, desenvolver metodologias, testar hipóteses, analisar criticamente resultados e solucionar problemas ambientais;
. Conceber, planejar e executar pesquisa na área de Ciências Ambientais, bem como divulgar adequadamente os resultados e compreender a literatura técnica e científica de sua área de formação;
. Participar de equipes multidisciplinares como agente articulador e integrador de saberes distintos, promovendo a compreensão e adoção de uma visão interdisciplinar e orientar ações que objetivem o adequado tratamento das questões ambientais.
Laboratórios de Pesquisa Associados ao PPGAAI
Nos novos campi da Unifesp a organização da infraestrutura laboratorial de pesquisa seguiu uma lógica na qual agruparam-se docentes e seus equipamentos, quando for o caso, em espaços compartilhados ou multiusuários. Não há um edifício dedicado a um departamento segregando-o fisicamente dos demais. Os laboratórios de pesquisa agregam docentes com áreas de atuação complementares, assim como os equipamentos adquiridos por projetos individuais e institucionais. Essa lógica estimulou parcerias internas e externas multi e interdisciplinares ao aproximar grupos de pesquisa dentro de seus laboratórios multiusuários e criou um ambiente de trocas de experiências.
A política institucional de laboratórios multiusuários também favoreceu a aquisição de equipamentos de maior porte e custo por consórcios de pesquisadores, pois a Unifesp foi capaz de demonstrar que esse tipo de organização do espaço físico é a melhor solução para a gestão e funcionamento de estruturas analíticas mais complexas. Em geral, os laboratórios multiusuários são gerenciados por núcleos de pesquisa subordinados às Câmaras de Pós-Graduação e Pesquisa de cada campus e contam com um comitê gestor responsável pela manutenção, atualização e disponibilização dos equipamentos. Docentes do PPGAAI integram esses comitês como coordenadores e membros titulares.
Em Diadema, os laboratórios multiusuários estão sob a gestão da Central de Equipamentos e Serviços Multiusuários (CESM), que contempla os seguintes núcleos: NIPE (Núcleo de Instrumentação para Pesquisa e Ensino); N4M (Núcleo Multiusuário de Materiais e Manufatura Mecânica); NESPEQUI (Núcleo de Especiação Química para Pesquisa Interdisciplinar); NUGEP (Núcleo de Genômica e Proteômica); NUMIC (Núcleo de Microscopia e Citometria) e NUPA (Núcleo de Processamento de Amostras).
No Campus Baixada Santista os laboratórios multiusuários estão sob a gestão de unidades da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa e contemplam as seguintes estruturas: Laboratório Multiusuário em Ciências do Mar, Centro de Referência em Biologia e Epidemiologia Molecular, Guarda de Animais, Centro de Microscopia Avançada, Sala de Cirurgia em Animais, Cultura Celular, Áreas Frias, Sala de Procedimento Radiativo e Geo-Físico-Químico.
Para além do acesso aos laboratórios multiusuários, os docentes do PPGAAI também coordenam seus próprios laboratórios temáticos (a maioria de forma compartilhada), que são:
. Laboratório de Bioensaios – Campus Baixada Santista
. Laboratório de Catálise e Química Sustentável – Campus Baixada Santista
. Laboratório de Clima e Poluição do Ar (LabCLiP) – Campus Diadema
. Laboratório de Ecologia Aquática – Campus Baixada Santista
. Laboratório de Ecologia e Geomorfologia (LEGO) - Campus Diadema
. Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental (LESPA) – Campus Diadema
. Laboratório de Ecotoxicologia e Contaminação Marinha (LECMAR) – Campus Baixada Santista
. Laboratório de Paleoecologia e Ecologia da Paisagem – Campus Diadema
. Laboratório Multidisciplinar em Mineralogia, Águas e Solos (LAMAS) – Campus Diadema
. Laboratório Multidisciplinar em Saúde e Meio Ambiente (LABMSMA) – Campus Diadema
. Laboratory of Integrated Sciences (LabInSciences) – Campus Diadema