Histórico e Contexto do Curso

O PPGAAI iniciou formalmente suas atividades administrativas em outubro de 2013, após recomendação da CAPES (atribuição de conceito 3 para o mestrado), quando então constituiu sua primeira Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), colegiado formado por representantes eleitos docentes e discentes e que é responsável pela gestão do programa, e elegeu sua primeira coordenação.

As atividades didáticas, de pesquisa e de orientação de discentes foram iniciadas em março de 2014 com o ingresso da primeira turma de discentes via processo seletivo com 24 vagas. A criação do PPGAAI alinhou-se a diversos movimentos e demandas internas e externas à Unifesp.

Do ponto de vista institucional interno, o PPGAAI surgiu como consequência do desenvolvimento acadêmico dos campi Diadema e Baixada Santista, criados respectivamente em 2007 e 2005, e ampliados no contexto do Programa Reuni, passando então a oferecer cursos de graduação relacionados às Ciências Ambientais e da Natureza.

Aplicação da primeira prova de ingresso de discentes no PPGAAI, realizada em 10 fevereiro de 2014. (Foto: Décio Semensatto).

A implementação dos novos campi significou uma nova fase na história da universidade. A partir de 2005, a Unifesp iniciou seu avanço para o perfil de uma “universidade plena” em abrangência temática, ao criar e oferecer cursos em praticamente todas as grandes áreas de conhecimento. Conforme o corpo docente da área de Ciências Ambientais e correlatas foi contratado e passou a atuar nos novos campi em Diadema e Santos, o planejamento e a implementação de um novo programa de pós-graduação com caráter ambiental e interdisciplinar constituíram uma evolução natural do desenvolvimento institucional.

Na época, a criação de um novo programa de pós-graduação também representou a oportunidade deste corpo docente ampliar o alcance de seus projetos de pesquisa e oportunizar aos(às) egressos(as) dos cursos de graduação a continuidade de sua formação, além de egressos(as) de outras instituições de ensino superior.

Ainda do ponto de vista interno da Unifesp, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2011-2015 previa, para as ações de pós-graduação, o objetivo de “Consolidação das atividades de pesquisa nos novos campi”, tendo como uma das ações “Desenvolver novos programas de PG caracterizados pela multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e inovação, visando à formação de recursos humanos diferenciados e adequados às novas necessidades de pesquisa, inovação e tecnologia”. Portanto, a criação do PPGAAI constituiu um importante fruto da atuação crescente em pesquisa de docentes da área de Ciências Ambientais na Unifesp, além da contribuição deste mesmo corpo docente à consecução das metas estabelecidas naquele PDI.

O PPGAAI congregou docentes de diversas áreas do conhecimento e departamentos acadêmicos da Unifesp, sendo assim um dos referenciais em interdisciplinaridade em pesquisa na instituição. Além disso, sua execução promoveu grande integração de docentes e discentes dos campi Diadema e Baixada Santista, estimulando inclusive em parcerias que talvez não ocorressem sem o ambiente do PPGAAI. Essas parcerias resultaram em orientações interdisciplinares de discentes no programa, na proposição e fomento de projetos de pesquisa e na produção intelectual em cooperação.

Do ponto de vista externo, vários avanços no campo do desenvolvimento científico e dos movimentos ambientalistas no plano nacional e internacional inspiraram a proposta do PPGAAI. Tais avanços encontram-se desde execução de políticas públicas de expansão e fomento ao Ensino Superior e à Ciência, Tecnologia e Inovação, em andamento na época, bem como a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), e os diversos encontros da Conferência das Partes (COP), da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, entre outros eventos. Sendo assim, a criação do PPGAAI também significou um esforço de cientistas da Unifesp em produzir conhecimento na área de Ciências Ambientais e qualificar profissionais para contribuir com a sociedade na consecução de diversos objetivos relevantes, entre eles os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, Agenda 2030).

Discentes do PPGAAI em atividade de campo didático na disciplina de Princípios e Práticas em Educação Ambiental. (Foto: Zysman Neiman).

Durante o ciclo da Quadrienal 2017-2020, o corpo docente, técnico e discente do PPGAAI ampliou seu esforço para aprimorar o programa e avançou em diversos indicadores quantitativos e qualitativos. Este esforço foi reconhecido pela CAPES e o PPGAAI teve seu conceito elevado de 3 para 4 na última Avaliação Quadrienal.

O PPGAAI foi estruturado com a área de concentração em “Análise Ambiental Integrada”, sustentada inicialmente por três linhas de pesquisa: “Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental”, “Monitoramento Ambiental” e “Controle e Remediação Ambiental”. Tais linhas promoveram grande interação do corpo docente por meio de orientações múltiplas dos discentes e dos projetos de pesquisa do programa, os quais caracterizaram-se por interfaces de alimentação/retroalimentação na geração de saberes e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares. Contudo, na análise da trajetória do programa com base em instrumentos de autoavaliação, percebeu-se que o amadurecimento e acúmulo de experiências do PPGAAI criaram novas condições para o avanço do conhecimento interdisciplinar, sendo que a remodelação das linhas de pesquisa do programa deveria então dialogar mais profundamente com essa oportunidade.

O conceito de interdisciplinaridade está na essência estrutural do PPGAAI desde o início, entendendo-o numa perspectiva que ultrapassa a mera colaboração entre disciplinas (multidisciplinaridade) para uma integração entre conhecimentos e saberes na abordagem do real complexo (Morin, 2015). Portanto, a interdisciplinaridade ambiental constitui-se “como a construção de um novo objeto científico a partir da colaboração de diversas disciplinas, e não só como o tratamento comum de uma temática” (Leff, 2011).

Ser um programa interdisciplinar não é apenas agrupar pesquisadores de áreas de atuação diferentes em torno de um problema comum. Ser um programa interdisciplinar é promover e criar condições para a efetiva articulação e colaboração entre saberes, levando a um novo nível de compreensão da realidade complexa.

É justamente a progressiva internalização dessas perspectivas baseada na experiência de dez anos de funcionamento do PPGAAI que o levaram a decidir deslocar o seu eixo centrado em técnicas de análise ambiental, inscritas nas denominações das três linhas de pesquisa originais, para outro eixo que valoriza ainda mais a visão interdisciplinar. Portanto, as linhas de pesquisa do PPGAAI evoluem da perspectiva instrumental (avaliar, diagnosticar, monitorar, controlar e remediar) para a perspectiva do ambiente complexo, traduzida em duas novas linhas denominadas “Dimensões da Sustentabilidade” e “Padrões e Processos Ambientais”.

É importante mencionar que a remodelação de três para duas novas linhas de pesquisa não representou de modo algum o abandono das abordagens das três linhas originais, que continuam a embasar tematicamente a prática dos projetos de pesquisa. As duas novas linhas de pesquisa significam uma evolução referencial e epistemológica a ser perseguida pelo programa. O PPGAAI manteve sua área de concentração em “Análise Ambiental Integrada”, agora ainda mais amadurecida depois de titular mais de 100 profissionais (após dezembro de 2022). 

Contextualização Regional do PPGAAI

Saída de campo didática no estuário de Santos, na disciplina de Monitoramento Ambiental. (Foto: Décio Semensatto)

Do ponto de vista regional, o PPGAAI insere-se em um contexto populacional que abrange ~24 milhões de pessoas (22 milhões na Região Metropolitana de São Paulo e 2 milhões na Baixada Santista), o que equivale a pouco mais de 10% da população do Brasil e 6% da América do Sul. Tal condição de grandes aglomerados urbanos implica em uma série de situações complexas do ponto de vista ambiental, social, econômico e cultural, criando diversos desafios e oportunidades para a interdisciplinaridade ao mesmo tempo em que emergem impactos positivos e negativos bastante relevantes integrando tais dimensões. 

Ambas as regiões também concentram um conjunto significativo de universidades públicas, privadas e institutos de pesquisa, que se somam em diversas iniciativas para suplantar desafios locais até internacionais. Estar nesse contexto regional proporciona ao PPGAAI possibilidades de interação interinstitucional e de participação de seu corpo docente e discente em iniciativas científicas de variadas abrangências.

No caso do PPGAAI, um significativo número de discentes/egressos atua na região em instituições públicas (ex.: secretarias municipais, estaduais e federais, e professores da rede pública) e privadas (ex.: empresas de consultoria ambiental, manufatura, indústria). Tais discentes buscam no programa aperfeiçoamento profissional para melhor lidar com as questões ambientais em suas instituições. Não raro, os temas de suas dissertações alinham-se com a proposição de soluções aplicáveis em seu ambiente de trabalho.

Essa situação é interessante na promoção da transferência de conhecimento intersetorial e estimula um ciclo virtuoso entre setores não acadêmicos, como indutores de temas de pesquisa, e a academia, como propositora de soluções inovadoras e avanço do conhecimento. Além disso, ela representa uma real possibilidade do exercício da interdisciplinaridade, no sentido de ampliar seu “campo de intervenção ‘entre disciplinas científicas’ para abarcar todo contato, intercâmbio, interrelação e articulação entre paradigmas, disciplinas, saberes e práticas” (Leff, 2011). Mas o contexto de atividades do PPGAAI não se limita a essa relação; várias dissertações defendidas publicaram seus resultados na forma de artigos científicos e contribuíram para o avanço da área de conhecimento das Ciências Ambientais. 

A atuação temática do PPGAAI em termos de ensino e pesquisa também é relevante para a devida contextualização regional. Nesta perspectiva, os projetos desenvolvidos no PPGAAI e as disciplinas oferecidas preparam profissionais para atuar principalmente para a consecução dos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): “6. Água Potável e Saneamento”, “11. Comunidades e Cidades Sustentáveis”, “12. Produção e Consumo Responsáveis”, “13. Ação Contra a Mudança Global do Clima”, “14. Vida na Água” e “15. Vida Terrestre”. A trajetória do PPGAAI já demonstra a formação de mais de 100 mestres com dissertações voltadas para esses tópicos, bem como a sua produção acadêmica.