Autoavaliação
O sistema de autoavaliação e planejamento estratégico do PPGAAI vem sendo executado desde sua criação (mestrado) e tem sido continuamente aprimorado. A operacionalização desta iniciativa é realizada pela Subcomissão de Autoavaliação e Sucupira, que se dedica a coletar, organizar e monitorar o desempenho das informações sobre o programa, além de propor ações para o planejamento e melhoria contínua. As ações de autoavaliação contemplam discentes, técnicos e docentes envolvidos com o programa.
O sistema de autoavaliação é executado em fases (i. coleta de dados; ii. compilação e análise; iii. conclusão e proposição de ações; iv. monitoramento de indicadores e de cumprimento de metas). A apresentação e discussão sobre os resultados da autoavaliação e definição de ações e metas é feita no Workshop Anual de Gestão e Planejamento do PPGAAI, em que participam discentes, técnicos e docentes. Desta maneira, são definidos ações e prazos de forma participativa e consensuada, bem como seus responsáveis para a sua realização, garantindo sua continuidade e aplicação.
Adicionalmente, uma equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp tem atuado como um avaliador externo ao programa, realizando anualmente a análise de dados do programa e gerando um parecer de avaliação, com sugestões de melhorias. Além disso, a Unifesp possui uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que realiza anualmente uma avaliação institucional. A comissão é composta por representantes de docentes, discentes e técnicos em assuntos educacionais (TAEs) de todos os campi, além de cada campus possuir uma comissão local.