Disciplinas
Disciplinas do Primeiro Semestre de 2025
Incrisções Encerradas!
Confira em cada disciplina abaixo as vagas para candidaturas de discentes especiais para frequentar as disciplinas.
O PPGAAI não cobra taxas de matrícula ou mensalidades de discentes especiais. A matrícula em disciplinas está sujeita ao limite de vagas e aceite prévio pelos docentes responsáveis.
Atenção 1: Discentes regularmente matriculados devem fazer a matrícula pelo sistema SiUU. Discentes especiais devem se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/1Ef5hIJrMSEQUuskjDqzNC-6ZFI11R5quVnER0f_i4UM/edit
Atenção 2: Discentes especiais que se matricularem em uma disciplina do PPGAAI e reprovarem por frequência (não comparecimento ao mínimo de 75% das aulas sem justificativa das faltas excedentes), ficarão impedidos(as) durante 2 (dois) anos de matricular-se novamente em disciplinas do programa, a não ser que neste intervalo ingresse como aluno(a) regular no PPGAAI. Caso necessite desistir da disciplina, o cancelamento da matrícula pode ser realizado dentro do prazo de oferecimento de até 1/3 do cronograma de aulas da disciplina, através de mensagem encaminhada aos emails da secretaria (secretaria.ppgaai@unifesp.br) e coordenação do programa (ppg.aai@unifesp.br). Se não houver manifestação e o(a) discente se ausentar das aulas, a secretaria registrará o conceito "Reprovado(a) por Frequência".
Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar
Obrigatória
45 horas (3 créditos)
Formato: Presencial
Local das aulas: Campus Diadema (Sala 07 complexo didático - Av. Conceição, 123, próximo ao terminal Diadema) e online
Dia e horário: Terça-Feira, das 14:00 às 18:00
Período: 15/04 a 27/05/2025
Máximo de discentes: 30
Máximo de discentes especiais: 15
Docentes Responsáveis: Elisa Hardt Alves Vieira; Claudia Terezinha Kniess (Docente); Mauricio Talebi Gomes (Docente); Cristina Rossi Nakayama (Docente); Decio Luis Semensatto Junior (Docente).
Discentes especiais aprovados(as): Fabiana Moreto, Joao Francisco de Oliveir Lobato, Lenísia de Freitas Tenório dos Santos, Marcele Carla Nicolau, Osleia Cardoso Santos, Otávio Maia Vicakas, Rafael da Costa Lima, Regiane Spirandelli da Silva, Thais Ribeiro Mugia.
Seminários Integradores Gerais
Obrigatória
45 horas (3 créditos)
Formato: Híbrido (presencial e remoto)
Local das aulas: Campus Diadema (Sala 07 complexo didático - Av. Conceição, 123, próximo ao terminal Diadema) e online
Dia e horário: Quarta-Feira, das 14:00 às 18:00
Período: 02/04 a 11/06/2025
Máximo de discentes: 20
Máximo de discentes especiais: 15
Docente Responsável: Leda Lorenzo Montero; Ana Luisa Vietti Bitencourt (Docente); Rodrigo Brasil Choueri (Docente); Cristina Souza Freire Nordi (Docente).
Discentes especiais aprovados: Bruna Aparecida Rosseti Candido, Federico Dilschenider, Jhulyene Lopes da Silva
Lenísia de Freitas Tenório dos Santos, Maike da Silva Andrade de Almeida , Marcele Carla Nicolau, Otavio Maia Vicakas , Pedro Henrique Toso Matuda, Rafael da Costa Lima, Thais Ribeiro Mugia.
Comunicação Científica (eletiva)
Eletiva
60 horas (4 créditos)
Formato: Presencial
Local das aulas: Campus Diadema (Sala 07 complexo didático - Av. Conceição, 123, próximo ao terminal Diadema)
Dia e horário: Terças-feiras, das 08:00 às 12:00 e 24/06 (terça), das 14:00 às 16:00
Período: 18/03 a 24/06/2025
Máximo de discentes: 15
Máximo de discentes especiais: 15
Docentes Responsáveis: Decio Luis Semensatto
Discentes especiais aprovados: Osleia Cardoso Santos.
Estudos de Percepção e Representação a Luz da Psicologia Ambiental/Ecopsicologia (eletiva)
Eletiva
60 horas (4 créditos)
Formato: Presencial
Local das aulas: Campus Diadema (Sala 07 complexo didático - Av. Conceição, 123, próximo ao terminal Diadema)
Dia e horário:|Sextas-feiras, das 08:00 às 12:00
Período: 04/04 a 11/07/2025
Máximo de discentes: 20
Máximo de discentes especiais: 20
Docentes Responsáveis: Luciana Aparecida Farias
Discentes especiais aprovados: Otávio Maia Vicakas.
Introdução ao Hidrogênio Renovável e Transição Energética (eletiva)
Eletiva
30 horas (2 créditos)
Formato: Híbrido
Local das aulas: Campus Diadema (link em breve)
Dia e horário: síncronos: Dias: toda terça-feira, das 19 horas às 22 horas (Fuso horário de Brasília). Data de início das aulas: 1 de abril de 2025 Data de término das aulas: 6 de maio de 2025. Carga horária: 30 horas. Semanalmente será dividida da seguinte forma: 4 horas por semana, durante 6 semanas. Serão 3 horas de aulas síncronas (online) por 5 semanas. Cada semana terá 1 hora de estudo individual (mediante a entrega de atividades semanais relacionadas à matéria). A sexta semana, será a semana final de apresentação de trabalhos de final de matéria (presencial).
Período: 01/04 a 06/05/2025
Máximo de discentes: 20
Máximo de discentes especiais: 03
Docentes Responsáveis: Yvan J. O. Asencios
Discentes especiais aprovados: André Luiz Cordeiro Martins, Camila Reis Lopes, Denise Gomes Novais, Giovanna Bento Rubini da Silva, Irinete Ferreira da Silveira, João Mário Barreiros, Maike da Silva Andrade de Almeida, Regiane Spirandelli da Silva, Rafael da Costa Lima, Tiago Akira Tashiro de Araújo.
.
Informações Gerais Sobre as Disciplinas
O conjunto de disciplinas obrigatórias foi elaborado para introduzir e discutir os conceitos teóricos-práticos necessários à consolidação das linhas de pesquisa e da própria área de concentração do PPGAAI. Desta maneira, a disciplina Análise Ambiental Integrada promove a formação do arcabouço referencial teórico que discentes e docentes utilizarão nas respectivas pesquisas. Em Seminários Integradores Gerais são apresentados temas e estudos de casos debatidos conjuntamente por docentes das três linhas de pesquisa. Finalmente, a disciplina de Métodos de Pesquisas Interdisciplinares serve para integração de todas as ferramentas analíticas apresentadas, na qual discentes do programa e seus orientadores(as) terão a possibilidade de avaliar e reconsiderar, se necessário, o projeto de pesquisa que executarão.
Para viabilizar essas ações, todos os docentes permanentes participarão de tais disciplinas (organizados em grupos por ocasião do oferecimento de cada disciplina), o que auxilia a nivelar e atualizar conceitualmente tanto docentes como discentes.
As disciplinas eletivas abordam assuntos mais específicos, instrumentalizando discentes para planejar suas ações e pensamento nos assuntos que tratarem em seus projetos de pesquisa, sem perder de vista os princípios e o direcionamento das atividades do programa.
Regras de Conduta para Aulas Remotas
Para docentes:
. No caso de disciplinas em formato remoto ou híbrido, as aulas online devem ser todas oferecidas de forma síncrona. Aulas previamente gravadas serão consideradas como material complementar e não poderão substituir a aula síncrona.
. A gravação da aula é facultativa ao(à) docente, bem como sua posterior disponibilização aos discentes.
. É obrigatório o controle de presença de discentes nas aulas síncronas para cômputo da frequência. Recomenda-se computar frequência para discentes que estiveram no mínimo em 75% do tempo da aula, conforme registro de entrada e saída na sala virtual. Discentes que mantiverem suas câmeras desligadas durante a aula não deverão ter a presença registrada.
. Nos casos em que discentes enfrentarem alguma dificuldade de conexão para acompanhar a aula ou entregar atividades, recomenda-se exigir do(a) discente a comunicação e comprovação da dificuldade. Fica facultado ao(à) docente aceitar ou não a justificativa nos casos em que a atividade tiver caráter avaliativo.
Para discentes:
. Recomenda-se estar em local apropriado, longe de ruídos emitidos por outras pessoas, animais ou objetos e para que haja o máximo de atenção na aula.
. Considerando que todas as aulas são síncronas, o registro de presença ocorrerá como em aula presencial. Discentes que não estiverem presentes em no mínimo 75% do tempo da aula não terão sua presença computada.
. Não é recomendado o uso exclusivo de aparelho celular para acompanhar as aulas, devendo-se dar preferência aos dispositivos com tela maior (tablets ou computadores).
. É de responsabilidade do(a) discente ingressar na sala virtual com antecedência e verificar sua condição de acesso e conexão. Em caso de dificuldade, o(a) docente deverá ser imediatamente comunicado(a).
. Deve-se manter aberta a câmera durante todo o período da aula, porém com microfones silenciados. A abertura dos microfones deverá ser realizada apenas nos momentos de interação direta. Discentes que mantiverem sua câmera desligada durante a aula não terão a presença registrada.
. O momento da aula deve ser de total atenção e dedicação. Desta forma, caso o(a) discente esteja em outra atividade estranha à aula, não deverá ingressar na sala virtual.
Conjunto de Disciplinas do PPGAAI
Disciplinas Obrigatórias
Análise Ambiental Integrada
Ementa: Fundamentos de Análise Ambiental Integrada. Teoria da Complexidade. Impactos ambientais. Escala espacial e temporal em estudos ambientais. Dimensões humanas de processos em Meio Ambiente. Bens e serviços ambientais. Biodiversidade e Conservação dos Recursos Naturais. Planejamento e Gestão Ambiental. Integração de diferentes áreas do conhecimento na solução de problemas ambientais: estudos de caso.
45 horas (3 créditos)
Seminários Integradores Gerais
Ementa: Encontros periódicos que visam construir a interdisciplinariedade e estabelecer integração entre docentes, discentes e convidados do curso, por meio da exposição e diálogo de temas relacionados às linhas de pesquisa. A cada edição da disciplina, os seminários são definidos de acordo com temas de interesse da comunidade de discentes, em acordo com possíveis direcionamentos temáticos do programa.
45 horas (3 créditos)
Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar
Ementa: Inter, multi e transdisciplinaridade em Meio Ambiente. Ciência e pesquisa interdisciplinar. Planejamento e delineamento experimental. Vivência prática em campo e laboratório. Execução de pesquisa interdisciplinar. Comunicação em Ciência e Pesquisa.
45 horas (3 créditos)
Cronograma de rodízio dos responsáveis das disciplinas obrigatórias para o quadriênio 2025 - 2028.
Disciplinas Eletivas
Áreas Urbanas, Clima e Mudanças Climáticas
60 horas (4 créditos)
Ementa: Clima urbano: Caracterização da superfície urbana (propriedade e unidades urbanas). Atmosfera urbana (estrutura térmica e composição), Influência das cidades na meteorologia, Interação superfície urbana-atmosfera. Efeito da ilha de calor urbano. Interação entre escalas (cidades, regional e larga escala). Métodos e ferramentas para estudar o clima urbano: Introdução às técnicas de monitoramento (in situ, sensoriamento remoto) e modelagem climática urbana (dinâmicos estatísticos). Interação entre clima urbano e mudanças climáticas: Urbanização e mudanças climáticas locais e regionais, Resposta do clima urbano às mudanças climáticas globais. Emissões Urbanas e as Mudanças Climáticas Globais. Áreas urbanas e eventos extremos meteorológicos e climáticos. Climatologia urbana e a agenda das mudanças climáticas globais: Planejamento urbano como estratégia para de adaptação às mudanças climáticas, Gestão microclimática em áreas urbanas.
Avaliação da Poluição Marinha e Estuarina
60 horas (4 créditos)
Ementa: Conceito de qualidade ambiental. Introdução e comportamento de contaminantes em ambientes aquáticos. Descrição das Linhas-de-Evidência clássicas: contaminação; toxicidade; estrutura de comunidade macrobentônica. Apresentação das diferentes formas de integração de dados ambientais. Novas tendências em métodos integrados de avaliação e monitoramento ambiental. Estudo de casos.
Bacias Hidrográficas
60 horas (4 créditos)
Ementa: Definições e bases físicas para estudo de bacias hidrográficas. Elementos de escala espacial e temporal no estudo de bacias hidrográficas. Instrumentos de gestão ambiental aplicadas a bacias hidrográficas. Legislação aplicada à gestão de bacias hidrográficas.
Biologia da Conservação
75 horas (5 créditos)
O que é a Biologia de Conservação. Diversidade biológica e perda da diversidade biológica, vulnerabilidade a extinção, destruição do habitat, fragmentação e degradação, ameaças antrópicas. Avaliação de espécies e Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Elaboração de políticas ambientais, plano de sobrevivência de espécies, planos de ação estaduais, nacionais, e globais o valor da diversidade biológica. Planejamento estratégico em organizações do terceiro setor como ferramenta em Biologia da Conservação.
Catálise e Química Sustentável
45 horas (3 créditos)
Ementa: Conceitos básicos: catálise, química verde, desenvolvimento sustentável, ecomateriais. Técnicas de caracterização de materiais. Aplicações Parte 1 (Energia): produção de gás de síntese, hidrogênio verde, combustíveis solares. Aplicações Parte 2 (Meio Ambiente): Processos oxidativos avançados em água e catálise em sistemas automotivos. Aplicações Parte 3: Adsorventes de origem natural e carvões ativados.
Comunicação Científica
60 horas (4 créditos)
Ementa: Níveis de conhecimento. A comunicação científica e suas características. Elementos de cientometria. Bases para uma escrita científica eficaz. Formas de comunicação científica: relatórios técnico-científicos, dissertações, teses e artigos científicos. O processo de publicação da pesquisa científica. Agentes no processo de publicação. Formatação de textos científicos. O formato padrão da comunicação científica escrita e o conteúdo de seus componentes essenciais. Formatação de figuras, tabelas e quadros. Preparação de apresentações orais e pôsteres.
Ecologia de Paisagens e Planejamento para Conservação da Biodiversidade
60 horas (4 créditos)
Ementa: Métodos e técnicas para identificar e caracterizar padrões e comportamentos dos componentes naturais e antrópicos na abordagem da ecologia de paisagens, com enfoque na Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental. Introdução à Ecologia de Paisagens: histórico, abordagens e definições. Paradigmas conceituais da Ecologia de Paisagens: relações entre Estrutura-Função-Mudança, Padrão-Processo e escalas EspaçoTemporais. Métodos de amostragem e análise da paisagem. Aplicações da Ecologia de Paisagens no planejamento e a gestão da conservação da biodiversidade.
Estudos de Percepção e Representação a Luz da Psicologia Ambiental/Ecopsicologia
60 horas (4 créditos)
Ementa: Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade. Introdução ao estudo de percepção e representação, histórico e teorias. Formação mental: constâncias e ilusões perceptuais e sua aplicação social. Percepção de cores e formas em função da aprendizagem, motivação e cultura. A representação social, uma introdução à psicologia social. Estudos em Psicologia Ambiental/Ecopsicologia. A importância do estudo de percepção e representação em estudos socioambientais, teorias e aplicação.
Gestão e Economia Ambiental
60 horas (4 créditos)
Ementa: Estágio atual da gestão ambiental abordando os instrumentos de gestão ambiental e a interface entre economia e meio ambiente. Principais instrumentos econômicos aplicados aos problemas ambientais. Métodos de valoração econômica ambiental. Indicadores de sustentabilidade e a inserção da sustentabilidade na avaliação ambiental por parte de empresas e governos.
Meio Ambiente e Questões Étnico-Raciais
75 horas (5 créditos)
Ementa: Diáspora africana. Período colonial no Brasil (séculos XVI ao XIX; século XIX; séculos XX/XXI). África - cultura, filosofia, ciência, tecnologia e religião. A questão indígena, o racismo estrutural e as religiões afro-brasileiras. Justiça ambiental e Racismo Ambiental/Gentrificação. Representações e Negritude. Legislação e Diretrizes Curriculares.
Monitoramento Ambiental
60 horas (4 créditos)
Ementa: Conceitos básicos sobre Monitoramento. Fatores ambientais a serem monitorados e suas interfaces com os componentes econômico e social. Monitoramento nas escalas local, regional, nacional e internacional. Monitoramento e qualidade das águas. Monitoramento e qualidade do ar. Monitoramento e qualidade do solo. Monitoramento de componentes do meio biótico – fauna e flora. Construção e aplicações de indicadores ambientais. Monitoramento e as interfaces com demais instrumentos de Política Ambiental.
Poluentes Emergentes
60 horas (4 créditos)
Ementa: Definição de poluentes emergentes. Métodos de amostragem e detecção de poluentes emergentes em matrizes ambientais. Aspectos políticos e legais dos poluentes emergentes. Técnicas de monitoramento e remediação de poluentes emergentes.
Poluição Atmosférica
60 horas (4 créditos)
Ementa: Composição Atmosférica Natural. Ciclos Biogeoquímicos: Foco no compartimento atmosférico. Problemáticas ambientais induzidas pela poluição atmosférica: Contextualização histórica. Poluentes Atmosféricos: Fontes emissoras e caracterização física e química. Problemáticas ambientais induzidas pela poluição atmosférica: Mecanismos físicos e químicos. Técnicas e Métodos de monitoramento dos poluentes atmosféricos. Impactos climáticos dos poluentes atmosféricos: Gases de Efeito Estufa e Aerossóis. Depleção da camada de ozônio estratosférico. Padrões de qualidade do ar. Métodos de controle e remediação da poluição Atmosférica e dos seus impactos.
Princípios e Práticas em Educação Ambiental
60 horas (4 créditos)
Contexto multi-inter-transdisciplinar os princípios e práticas da Educação Ambiental e a sua interação com o meio ambiente e o ser humano. Campo político do surgimento da questão ambiental e da Educação Ambiental. As diferentes abordagens e metodologias em Educação Ambiental. A influência das Representações Sociais na prática ambiental e na educação sobre o tema. Educação Ambiental como tema transversal na educação formal e não formal. A importância da formação de professores em Educação Ambiental. Conceitos em elaboração de projetos em Educação Ambiental e de ensaios diagnósticos com visão crítica sobre os temas ambientais.
Resíduos Sólidos: Gestão e Gerenciamento Integrado e Sustentável
60 horas (4 créditos)
Ementa: Resíduos sólidos: definições e conceitos. Classificações de resíduos sólidos. Aspectos dos Serviços de Limpeza Pública. Disposição final – aterros. Reciclagem. Incineração. Compostagem. Resíduos de Construção e Demolição. Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde. Resíduos Sólidos Industriais. Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Resíduos Volumosos e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos.
Remediação Ambiental
60 horas (4 créditos)
Ementa: Conceituação de remediação; determinação da necessidade de remediação – risco; conceitos sobre os principais processos (físico, químicos e biológicos) envolvidos na remediação de sistemas aquáticos; estudos de caso.
Saúde Ambiental
90 horas (6 créditos)
Ementa: Conceito de saúde; desenvolvimento sustentável; fatores determinantes da saúde humana e relações ambientais que a garantam. Ecologia da doença; epidemias e endemias e soluções para elas; planejamento ambiental e saúde pública; clima e saúde pública. Medidas para avaliação de impactos (taxas de morbidade e mortalidade, etc). Fatores sócio-econômico-políticos que interferem na saúde pública; poluição (atmosférica, hídrica, solos, acidentes) e os agravos à saúde. Estudos de casos de poluição (ar, água, mar e solo) e seus efeitos na saúde.
Sustentabilidade e Políticas Públicas Ambientais
60 horas (4 créditos)
Ementa: Os fundamentos políticos da proteção do meio ambiente: a politização dos problemas ambientais. Conceitos de política e de política pública. Planejamento da política pública (elaboração, implementação e avaliação). Política pública de meio ambiente. Papel do Estado na conservação ambiental e na implementação de políticas públicas no Brasil. Concepções contemporâneas do papel do estado na regulamentação e direcionamento da conservação ambiental. Tipos, competências e funções das instituições públicas diretamente relacionadas ao meio ambiente. Histórico das políticas públicas de meio ambiente. Políticas públicas ambientais em vigor no Brasil. A agenda ambiental global: origens e perspectivas: a inserção das questões ambientais no âmbito das relações internacionais. Governança ambiental global. cooperação ambiental internacional e principais atores da Ecopolítica Internacional.
Tópicos Avançados: Conceitos Básicos de Ciências Atmosféricas e Mudanças Climáticas
60 horas (4 créditos)
Ementa: Introdução ao sistema climático e seus componentes. Composição e estrutura da atmosfera terrestre. Balanço global de energia. Fontes, processos de formação e remoção de poluentes atmosféricos. Monitoramento climático: Estações de superfície vs Sensoriamento remoto. Tratamento e interpretação de dados atmosféricos. Circulação geral da atmosfera: Transporte poluentes e vapor de água. Sistemas Atmosféricos: Massas de ar, sistemas frontais, ciclones, anticiclones. Circulação geral dos oceanos e o clima global. Clima, variabilidade e mudanças climáticas. Modelos Numéricos de Previsão de Clima. Emissões antrópicas de poluentes atmosféricos e o clima. GEE/Aerossóis e os processos de mudanças climáticas. Mudanças observadas no clima, IPCC/PBMC e projeções do clima futuro.
Tópicos Especiais em Análise Ambiental Integrada
30 a 60 horas (2 a 4 créditos)
Ementa: Esta disciplina visa acomodar conteúdos variáveis oferecidos eventualmente no programa, como oportunidade para aproveitar a interação com pesquisadores visitantes ou por demanda do conjunto de discentes.